Casa de recuperação Hebrom

Apresentando a Casa de Recuperação Hebrom

 

 

A Casa de Recuperação Hebrom foi criada em janeiro de 2010, para atuar no tratamento, na reabilitação e na reintegração social de dependentes químicos, dentro de uma visão integral do ser humano.

Nosso foco se encontra nas mudanças comportamentais e na melhoria da qualidade de vida dos dependentes e seus familiares. Para tanto, damos assistência aos recuperandos encaminhando-os ao atendimento médico disponível na localidade, além da realização de atividades de lazer, tanto com características esportivas quanto educacionais. Também promovemos palestras, terapia em grupo, terapia individual, aconselhamentos e a espiritualidade com base nos ensinos da Bíblia Sagrada.

A Casa de Recuperação Hebrom teve sua criação possibilitada pela iniciativa da Agência Brasileira da Paz, Justiça e Cidadania- ABRAPAZ e do Centro de Estudos Aplicados ao Fortalecimento e Expansão do Reino- CEAFER, que a incluiu na estrutura de trabalho denominada Projeto Zoe.

A premissa básica desse projeto e da Casa de Recuperação que surgiu a partir dele é que Deus concedeu ao ser humano todas as condições necessárias para vencer qualquer dificuldade que a vida em sociedade lhe apresente. Por outro lado, entendemos que é o desconhecimento desse plano divino que leva as pessoas a se tornarem dependentes de qualquer substância nociva à sua saúde, como é o caso das drogas e do álcool.

O grupo de homens e mulheres que compõem o CEAFER percebeu que não poderia ficar indiferente à grave situação vivida pela sociedade brasileira e por milhões de seres humanos em outras partes do mundo. Percebeu que o seu compromisso cristão impunha a tomada de ações concretas para ajudar na solução de todos esses problemas. 

A unidade-piloto da Casa de Recuperação Hebrom já se encontra em atividade na cidade de Passa Quatro, no Sul do Estado de Minas Gerais. As próximas unidades serão instaladas no município de Baependi, sendo uma para homens e outra para mulheres; e nos municípios de Jundiaí, Guarulhos, Itupeva, Monte-mor, Várzea Paulista, Espírito Santo do Pinhal e Santa Isabel.

Em todas estas cidades serão firmadas parcerias com igrejas já instaladas no local, para que prestem o indispensável atendimento espiritual, bem como buscaremos o reconhecimento de Utilidade Pública, viabilizando a implantação, manutenção e crescimento das unidades de atendimento.

Passos para internação

A internação se processa da seguinte maneira:

1º Passo: A família ou o próprio dependente faz o primeiro contato, pelos telefones (11) 4492-1021 e (35) 3341-802 ou pelo e-mail: ceaferprojetos@hotmail.com. Como resultado, é agendada uma entrevista.

2º Passo: O interesse do dependente em livrar-se das drogas ou do álcool é avaliado. Afinal de contas, nossa proposta é ajudar aqueles que desejam a recuperação.

3º Passo: Tendo demonstrado sua decisão de buscar a libertação da dependência, o interessado é aceito no Programa de Internação e Tratamento.

Internação e Tratamento

Àqueles que demonstrarem realmente que querem ficar livres da dependência, oferecemos tratamento. Inicialmente, temos vagas apenas para pessoas do sexo masculino, porém, logo estaremos com espaço disponível para acolhimento de mulheres. Não possuímos restrições com relação à faixa etária. O tratamento propriamente dito se desenvolve em três fases:

1ª Fase: 60 dias iniciais: Nesse período, o interno permanece nas dependências da Casa, podendo sair apenas com autorização especial;

2ª Fase: Reencontro com a família (entre o 61º e o 120º dia);

3ª Fase: Saídas monitoradas (entre o 121º e o 180º dia);

Concluído o 6º mês, o interno poderá sair sozinho, um final de semana por mês, permanecendo nos demais nas dependências internas da Casa de Recuperação Hebrom.

Reintegração social

O programa de reintegração social é voltado especialmente aos ex-dependentes que terminaram o tratamento, mas que estão com seus vínculos familiares e profissionais rompidos ou nos casos em que seu retorno ao local de origem represente um grau de risco de recaída muito elevado.

Disponibilizamos ao ex-dependente espaço para que possa ter uma moradia provisória, enquanto o auxiliamos na busca de um emprego e na qualificação ou requalificação profissional. Neste caso, ele deverá prestar um serviço voluntário, auxiliando aqueles que desejam libertar-se da dependência, como ele se libertou.

Atuando na prevenção

O Projeto Zoe atuará na prevenção, conscientizando crianças e adolescentes do grande risco que as substâncias químicas representam para sua vida, para seus corpos e para suas mentes. Tal prevenção estará baseada na oferta à sociedade do maior número de informações possíveis sobre as conseqüências do uso/abuso de substâncias psicoativas.

Esse programa é voltado para crianças a partir de 7 anos de idade, adolescentes e a comunidade em geral com palestras em escolas, empresas, igrejas, centros de convivência, etc. e, para tanto, celebraremos parcerias com instituições como a Polícia Militar e Civil, órgãos governamentais, ONGs e OSCIPs.

Assistência Social

Os programas de atendimento desenvolvidos pelo Projeto Zoe e suas entidades mantenedoras atuam no combate a pobreza, no enfrentamento e eliminação da fome e na assistência e proteção das famílias, desde a maternidade, passando pela infância, adolescência, juventude e velhice.

 

Atuamos, ainda, na elaboração de projetos de trabalho e renda, visando promover a integração ao mercado de trabalho, incentivo ao estudo e à leitura e o desenvolvimento das potencialidades adormecidas.

 

Seja socialmente responsável:

Invista na Casa de Recuperação Hebrom

 
Doações em dinheiro

Você pode contribuir com o Projeto Zoe e suas mantenedoras, para viabilizar não só a manutenção da Casa de Recuperação Hebrom, como também a abertura de novas unidades, doando um valor em dinheiro, depositando-o em uma de nossas contas:

Banco do Brasil, Agência 0340-9, conta 39382-7, var. 02

Banco Santander, Agência 0040, conta 01058949-2, em nome de Antonio Custodio Lopes

Boleto

Se você quiser contribuir através de boleto bancário, envie seu nome e telefone para que possamos entrar em contato.

Materiais/Bens

Se você gostaria de contribuir com o nosso trabalho de uma outra forma (doação de bens, trabalho voluntário, etc), entre em contato conosco pelo fone (11) 4581-7049, que estaremos prontos para atendê-lo.

 

Pr. Antonio Custodio Lopes

 Presidente da Agência Brasileira da Paz, Justiça e Cidadania- ABRAPAZ e do Centro de Estudos Aplicados ao Fortalecimento e Expansão do Reino- CEAFER; idealizador do Projeto Zoe e da Casa de Recuperação Hebrom.

LOCAL DE INSTALAÇÃO DE UMA NOVA UNIDADE EM BAEPENDI