De "TENN" para "TENN"

 

I – IDENTIFICAÇÃO

 

Autoria do Projeto: ANTONIO CUSTODIO LOPES, da Agência Brasileira da Paz, Justiça e Cidadania- ABRAPAZ.

 

E-mail: todilopes@gmail.com

 

Local para execução do projeto: Em toda a extensão do município de Jundiaí- Estado de São Paulo.

 

Título do Projeto:  “DE TEEN PARA TEEN”.

 

Coordenadores do Projeto: 

 

ASUÉRIO JOSÉ INÁCIO DE OLIVEIRA E AÉCIO BASTOS DE OLIVEIRA

 

Data de início e término (previsto) do projeto:

Início-        4º Trimestre de 2010.

Término-   4º Trimestre de 2012.

 

Data: 28 de julho de 2010.

 

CUSTO TOTAL DO PROJETO:

R$ 303.750,00  

II- DADOS SOBRE O PROJETO  

1.      APRESENTAÇÃO:

 

O Projeto “DE TEEN PARA TEEN” é uma criação de ANTONIO CUSTODIO LOPES, e sua execução caberá a Agência Brasileira da Paz, Justiça e Cidadania- ABRAPAZ, através de parcerias celebradas com as mais variadas instituições de direito público e privado existentes no município.

 

2.      JUSTIFICATIVA:

 

É fato sobejamente conhecido que a falta de interesse na busca do conhecimento demonstrado pelos estudantes dos mais variados níveis é resultado do descompasso existente entre a educação formal e as carreiras mais gratificantes sob o ponto de vista da satisfação pessoal e financeira. Infelizmente, entre essas carreiras está o crime, cada vez mais profissionalizado e organizado.

 

Cabe à sociedade prover os meios de aproveitamento dos potenciais existentes nas crianças e adolescentes, antes que sejam empurrados, por situações fora de seu controle, ao crime, à uma situação de profunda dependência de programas oficiais de assistência ou à uma vida de baixa qualidade.

 

Acreditamos que as crianças e adolescentes de nossa cidade e região merecem a chance de buscar uma vida de melhor qualidade e alcançar um grande destaque, se forem adequadamente preparados e tiverem a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial artístico.

 

3.      OBJETIVO GERAL:

 

Desenvolver o potencial artístico de crianças e adolescentes nas mais variadas manifestações: artes plásticas, canto, interpretação, dentre outras, encaminhando-as aos canais que viabilizem sua profissionalização.

           

4.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

4.1.    Desenvolver a consciência social através da arte;

4.2.    Promover inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos participantes e suas famílias;

4.3.    Proporcionar oportunidades de práticas artísticas, com vistas à promoção da dignidade humana, da saúde, da preservação de valores morais e cívicos, da valorização das raízes e heranças culturais, da conscientização de princípios sócio-educativos;

4.4.    Promover a formação da consciência solidária e de conceitos e valores de direitos e deveres;

4.5.    Possibilitar o aprimoramento dos talentos potenciais existentes no interior de cada criança, proporcionando uma melhor qualidade de vida, elevando o nível de saúde mental e corporal em todos os participantes;

4.6.    Contribuir para elevação da auto-estima.

  

5.      PÚBLICO-ALVO:

 

Crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos.

 

6.      ESTRATÉGIAS:

 

6.1.    Buscar o apoio da Prefeitura Municipal e de órgãos estaduais e federais presentes no município que atuam nas questões ligadas ao esporte, à saúde e à educação;

6.2.    Firmar parcerias com empresários, comerciantes, prestadores de serviços, clubes e outras instituições socialmente responsáveis, visando o máximo engajamento de todos os segmentos sociais;

6.3.    Divulgar em escolas, veículos de transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, as informações sobre o projeto e as condições para ingresso;

6.4.    Contatar e contratar professores de educação artísticas;

6.5.    Buscar os melhores espaços físicos para realização dos cursos e das exposições;

6.6.    Ampliar gradualmente o número de modalidades artísticas e investir mais naquelas que os participantes demonstrarem maior aptidão;

6.7.    Multiplicar os espaços físicos e as oportunidades de acesso e permanência nos programas de formação artística, facilitando a inclusão aos portadores de necessidades especiais.

 

7.      FINANCIAMENTO DO PROJETO:

 

O Projeto “DE TEEN PARA TEEN” buscará o registro no Ministério da Cultura, visando enquadrar-se nas condições estabelecidas na Lei de Incentivo à Cultura. Enquanto aguarda, pleiteará o imediato apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí, e de empresas instalados na cidade e região, comprometendo-se a prestar todas as informações e relatórios sobre o estágio de desenvolvimento dos participantes.  

III- AVALIAÇÃO DO PROJETO 

O Projeto “DE TEEN PARA TEEN” será avaliado internamente pela Divisão de Projetos e Parcerias da Agência Brasileira da Paz, Justiça e Cidadania que, sob a coordenação do Vice-Presidente de Projetos e Parcerias, encaminhará à Diretoria Executiva relatório pormenorizado de suas conclusões.

Haverá também a avaliação externa, pelos órgãos competentes do Poder Público Municipal, Estadual ou Federal, responsáveis pela liberação de recursos, bem como pelas empresas patrocinadoras, cujos representantes terão livre acesso às dependências onde se realizarão as ações propostas. 

 

DESDOBRAMENTO DO CUSTO TOTAL  

ITEM

QTDE

CUSTO UNIT.

                         CUSTO TOTAL

Veículo de Passageiro 16L

01

60.000,00

60.000,00

Equipamentos de Iluminação

02

900,00

1.800,00

Câmera Filmadora Digital

02

900,00

1.800,00

Ajuda de custo (24 Meses)

04

1.000,00

96.000,00

Alimentacão (Lanches)

12.480

3,00

37.440,00

Transportes (Custo mensal)

24

200,00

4.800,00

Divulgação

1.000

1,50

1.500,00

Figurino

         60

30,00

1.800,00

Material de trabalho

180

14,50

2.610,00

CUSTO TOTAL

-

-

207.750,00

 

O Projeto estima beneficiar cerca de 220 (duzentas e vinte) crianças e adolescentes, em dois programas iniciais:

·         Oficina de Teatro, com 180 vagas e aulas em dois locais diferentes do município e

·         Oficina de Artes Plásticas, com 40 vagas e aulas na região do Jardim das Tulipas.